2014 - 2015

VIDA NA BOLEIA é um documento fotográfico do dia a dia dos caminhoneiros nas estradas do Brasil. A captação de imagens ocorreu durante 90 dias. Percorremos 21 mil quilômetros em 16 estados. 

 

Saimos de Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul, cidade onde nascemos, com a ideia de fotografar a vida dos caminhoneiros do Brasil, captando, com nossas câmeras, a “vida dura” dessa gente – expressão que muito ouvimos nos 90 dias que estivemos na estrada.  

 

Com “Vida na Boleia” abrimos passagem para um projeto diferente dos que já tínhamos feito antes. Dessa vez, no entanto, a estrada não foi apenas o caminho para chegarmos ao nosso destino. A estrada foi o próprio cenário, o objetivo, a descoberta. 

 

E, ao longo de milhares de quilômetros, entre asfalto e poeira, sol e chuva, buracos e desvios, fomos descobrindo, na prática, o quanto essa vida é realmente dura. “É dura, mas não quero outra vida” – eles diziam.

 

A expedição seguiu o ritmo e o ciclo dos caminhoneiros: acordar cedo, abastecer, cair na estrada, contar os quilômetros, chegar ao destino, comer, dormir.

 

Documentamos o dia a dia desses motoristas e destacamos o transporte específico de cada região. No Sul, Sudeste e Centro-Oeste, os caminhões graneleiros e boiadeiros. No Norte, o transporte da madeira. No Nordeste, sal, frutas e muita água.

 

Um dos momentos mais desafiadores foi em Serra Talhada (PE), no sertão nordestino, fomos fotografar os caminhões-pipa sendo abastecidos com água em uma represa. O calor era tanto, que após fazermos algumas imagens, tínhamos que largar as câmeras e íamos tomar banho na grande mangueira suspensa que abastecia de água os caminhões. Só assim conseguimos aguentar tanto calor”.

 

A empresa Um Cultural foi a responsável pela coordenação executiva, com projeto cultural da Versão Final. A coordenação editorial ficou por conta de Ana Adams. O patrocínio é da Tipler e realização, do Ministério da Cultura – Governo Federal.

 

 

 

PARA COMPRAR

Vida na Boleia

Vida na Boleia

R$80.00Price

Veja as outras expedições

  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon

Todas as nossas imagens estão disponíveis para venda. Conheça nosso Banco de Imagens aqui.

Desenvolvido por Bárbara Blauth