2013 - 2014

O Rio Grande do Sul tem uma montanha de histórias para contar. Entre elas está a vinda dos europeus, que, depois de meses em alto-mar, numa viagem de condições precárias, aportaram em uma terra desconhecida que os recebeu com toda a exuberância de suas fauna e flora. E foi graças a essa gente – que teve a coragem de embarcar em uma aventura carregada de esperança – que a cidade onde nascemos surgiu.

 

Aqui, no pé da serra, crescemos cercados de descendentes europeus que nunca deixaram de revelar suas origens nos pequenos gestos: na forma de lidar com o jardim, na mesa farta a cada fim de semana, nas famílias com o hábito de subir a serra para respirar outros ares. Em nossas casas também era assim, e nossos olhos infantis viajavam enquanto alcançavam outras altitudes. Viajavam nas flores do caminho. Viajavam no verde da paisagem mágica. Viajavam nos detalhes que se descortinavam a cada curva.

 

Crescidos continuamos percorrendo os caminhos da Serra Gaúcha, sempre fascinados pelos cenários e pela luz que se transmuta a cada nova estação. Mas, de repente, a fotografia nos levou mundo afora, e nossas lentes capturaram países, culturas e paisagens distantes. Quando voltamos, cruzamos diversas vezes o Brasil, em jornadas repletas de imagens que viraram livros. Até que, em um final de tarde frio, com vento cortante, enquanto admirávamos e grandiosidade do Cânion Fortaleza, em Cambará do Sul, compreendemos que, uma vez mais, poderíamos voltar nossos olhares para a terra em que vivemos. Esta de onde viemos.

 

Foi assim que nasceu a ideia de fazer este livro... e deixamos nosso trabalho fluir naturalmente, quase como uma viagem pessoal que retratasse o que mais admiramos nas diferentes regiões da Serra Gaúcha. Mergulhamos neste projeto com curiosidade e admiração, em busca de imagens que transmitissem as belezas peculiares dos lugares que tanto amamos desde criança.

 

Descobrimos um povo serrano repleto de orgulho próprio e costumes marcantes, cercados de flores nativas que se abrem em abundância. Em cenários ora singelos, ora de tirar o fôlego, foi se desenhando uma paisagem natural e humana que, entre um suspiro e outro, desenhou também as páginas do nosso livro: No coração da Serra Gaúcha.

PARA COMPRAR

No coração da Serra Gaúcha

No coração da Serra Gaúcha

R$80.00Price

Veja as outras expedições

To play, press and hold the enter key. To stop, release the enter key.

Caxias do Sul
Caxias do Sul

Tiro de Laço - Parque de Rodeio Enésio Bife

Garibaldi
Garibaldi

Parreiral com última folha

Bento Gonçalves
Bento Gonçalves

Parreiral no Vale do Vinhedos

Cambará do Sul
Cambará do Sul

Amanhecer na Pousada Corucacas

São José dos Ausentes
São José dos Ausentes

Amanhecer com geada

Cambará do Sul
Cambará do Sul

Anoitecer no Lajeado das Margaridas

Nova Petrópolis
Nova Petrópolis

Festival de Danças Folclóricas