2007 - 2008

Quando embarcamos rumo a maior viagem fotográfica que já havíamos programado, a emoção era tão grande quanto a estrada que tínhamos pela frente. Muitas vezes, nos surpreendemos distraídos e contemplativos, fascinados com as cores, formas e vidas que se descortinavam na nossa frente. Outras vezes, nos chocamos com a certeza da fragilidade dos ecossistemas agredidos e ameaçados. Dormimos na beira de rios, descansamos embaixo de árvores, dançamos com índios. Sentimos a grandeza de gente capaz de dividir o quase nada que tem. Apesar da pobreza, das péssimas e violentas estradas, descobrimos um Brasil faceiro, orgulhoso e hospitaleiro.

 

Durante 1 ano e meio, percorremos 42 mil quilômetros de estradas e 5 mil quilômetros de barco em nossa mais longa expedição. Trouxemos para casa 17 mil imagens em cromo 35mm.

 

O objetivo nunca foi mostrar os pontos turísticos tradicionais, mas sim retratar um Brasil verdadeiro pelo ângulo do “belo”, resgatando as riquezas da natureza, fauna, flora e folclore tão ricos, mas que muitas vezes passam despercebidos.

 

Nosso roteiro fora definido com um ano de antecedência e a expedição começou pelo lado oeste brasileiro: Foz do Iguaçu, Pantanal, Amazônia, Mato Grosso até Roraima e prosseguiu pelo Litoral e Sertão Nordestinos, descendo até chegar ao ponto de partida, incluindo Parques Nacionais e cidades históricas.

 

O ponto alto da nossa viagem foi, sem dúvida, os que passamos com os índios na Reserva do Alto Xingu. Passamos seis dias dormindo em ocas, comendo peixe e biju e convivendo com uma família de índios.

 

Dessa aventura resultaram três trabalhos: um audiovisual e uma exposição, ambos itinerantes, com um público alcançado de 35 mil estudantes do Ensino Fundamental do RS e um livro. O livro está dividido em 9 capítulos – sul do Brasil, litoral, parques nacionais, pantanal, amazônia, índios, festas populares, sertão e cidades históricas. Com fotos de Ita e concepção e coordenação de Simone, a obra tem edição e design gráfico de Ana Adams, textos da escritora Paula Taitelbaum e apresentação do jornalista e escritor Eduardo Bueno. 

PARA COMPRAR

Bem Brasil

Bem Brasil

R$70.00Price
Parque Nacional do Xingu - MT
Parque Nacional do Xingu - MT

Luta do huka-huka - Festa do Kuarup

Santarém - PS
Santarém - PS

Rio Tapajós

Parque nacional da Chapada Diamantin
Parque nacional da Chapada Diamantin

Vale do Capão

Serrita - PE
Serrita - PE

Missa do Vaqueiro

Buíque - PE
Buíque - PE

Voltando para casa

Pantanal de Nhecolândia - MS
Pantanal de Nhecolândia - MS

Cervo do Pantanal

Ilha de Marajó - PA
Ilha de Marajó - PA

Veja as outras expedições

To play, press and hold the enter key. To stop, release the enter key.