2011 - 2012
A costa em que as praias se encostam, que dá origem a encontros que encantam com sua imensidão de formas e matizes. A costa dos segredos, das sereias, das areias, das estrelas. E que, depois de milhões de anos descansando nas redes de sua geografia, criou desenhos que movimentam o pensamento e atraem os olhares como imãs. Ao percorrer a costa do Brasil, percebemos que ela é o longo corredor da nossa casa, a linha de retas e entranhas onde as portas da percepção se abrem para deixar entrar os encantos de um litoral literalmente sem igual.
Durante um ano mergulhamos nessa imensidão de margens, mangues, baías, espumas, enseadas, dunas, recifes, rochedos, sombras, silhuetas e tudo o mais que foi possível encontrar. Descobrimos, mais uma vez, que não há como capturar tudo em uma fotografia, mas há a possibilidade de valorizar os detalhes e de eternizar os momentos.
Viajamos por todos os litorais (amazônico, nordestino, do sudeste, do sul), vivemos intensamente cada cor. E, assim, fizemos nascer o nosso terceiro livro: Costa do Brasil.
Foi no nosso estúdio fotográfico, em Novo Hamburgo no Rio Grande do Sul, que este projeto foi plantado. De lá, embarcamos na nossa Land Rover Defender 110 – companheira de muitas viagens – e partimos carregados com pesadas mochilas abarrotadas de câmeras, lentes, flash, cartões de memória, notebook, HDs externos e muita disposição para enfrentar o calor.
Na estrada, os sentimentos se movimentaram e se fundiram como as águas de um rio que deságua no mar. Vieram perguntas e divagações. De repente, vimos que já não sabemos onde começa o litoral brasileiro. E nem qual o cenário mais deslumbrante. Será o mangue com suas entradas e estranhamentos? Os recifes que, tímidos, se exibem sem exageros no mar verde? Ou a revoada de pássaros apressados em busca de um novo porto seguro?
No fim, a mais difícil das tarefas parece ter sido a de selecionar as imagens para este livro, já que o resultado da jornada somou 38 mil fotos. Acabamos escolhendo aquelas que têm um significado especial para nós, que dizem o que jamais conseguiríamos transmitir em palavras.
Viajar pelo litoral brasileiro fotografando e, após um ano, conseguir fazer um livro de fotografias nos dá mais uma vez a certeza de que é possível oferecer a simples, e ao mesmo tempo complexa ideia de redescobrir, através de nossas lentes, a dimensão e a importância de nossa costa. Mais do que isso: queremos que nossas imagens despertem em outras pessoas o interesse pelos nossos diferentes ecossistemas e sua conservação.
PARA COMPRAR
barracão de barcos no Saco de Mamanguá
árvore na maré alta
Praia dos Concheiros
Parque Nacional
nativo entregando barro para artesanato de cerâmica