top of page

Expedição

 

As Águas Coloridas da Chapada Diamantina - Bahia

Chegamos! Esse email já escrevemos em casa... Mas ainda temos roteiro maravilhosos para compartilhar com vocês. Sendo assim continuaremos postando sobre as maravilhas que fotografamos durante a Expedição Águas do Brasil.

Aproveitem.

No coração da Bahia está um dos mais espetaculares paraísos naturais do Brasil. Região de serras, onde nascem quase todos os rios das bacias do Paraguaçu, do Jacuípe e do Rio de Contas, o Parque Nacional da Chapada Diamantina se revela esplendoroso aos inúmeros aventureiros que por aquelas bandas circulam. As correntes de águas brotam nos cumes e deslizam pelo relevo em regatos, despencam em magníficas cachoeiras e formam piscinas naturais de tirar o fôlego, nesse grande escudo cristalino formado no período Pré-Cambriano e constitui-se hoje como um prolongamento da Serra do Espinhaço.

Poço Azul - Nova Redenção

A história da região é super rica: habitada inicialmente pelos índios Maracás, foi a partir de 1700 ocupada por exploradores de ouro. Mas foi após 1844 que a colonização foi impulsionada pela descoberta de diamantes valiosos nos arredores do rio Mucugê, e comerciantes, jesuítas, colonos e estrangeiros invadem a região, surgindo assim mais vilas e distritos.

Hoje esses cenários únicos com uma vegetação exuberante com várias espécies da caatinga semiárida e cerrado são percorridos por aventureiros que querem contemplar essa beleza ímpar! Paredões enormes, cânions, grutas, cavernas, rios e cachoeiras completam a beleza da Chapada.

Nós estávamos loucos para chegar nessa chapada que já conhecíamos de outras andanças pelo Brasil, pois sabíamos que ali estavam as águas coloridas da Bahia, ora vermelhas, rosas, pretas, azuis ou amarelas.

Cachoeira do Mosquito - Lençóis

Organizamos um mini roteiro pela Chapada, pegamos dois amigos queridos no aeroporto de Lençóis que queriam desbravar essa joia preciosa conosco e partimos na busca de imagens para nosso projeto ÁGUAS.

Poço Encantado, com o raio de sol batendo na água azul

Poço Azul, onde se pode mergulhar,

Cachoeira do Diabo, com seus inúmeros poços e quedas de águas amareladas,

Cachoeiro do Mosquito, com sua beleza única,

Cachoeira da Fumacinha, no alto de uma das serras da Chapada,

Cachoeira do Roncador, lugar mágico onde a água ronca ao passar entre as pedras,

Gruta da Pratinha, com um mergulho nas cavernas escuras com águas azuis cristalinas e

Gruta Azul foram alguns dos lugares visitados e fotografados.

Poço Encantado - de maio a setembro entra um raio de luz - Itaetê

E para fechar com chave de ouro a semana com os amigos Silvana e Alexandre, fomos conhecer o “Marimbus”, refúgio ecológico no meio de uma planície inundada, de águas mansas, em meio à vegetação fechada e com incontáveis mini vitórias-régias que estavam no auge de sua floração, em uma paisagem que se assemelha a um pequeno pantanal. Para conhecer esse cenário espetacular é possível contratar um nativo da Vila Remanso que possui uma canoa e pode-se passar o dia remando calmamente por esse paraíso.

Ficamos tão impressionados com a beleza do local, que no dia seguinte, logo após deixarmos os amigos queridos no aeroporto para poderem retornar ao sul, voltamos para aquelas águas para fazermos só fotos subaquáticas. Foi perfeito!

Cachoeira do Buracão - Ibicoara

Após uma semana de Chapada Norte (Lençóis, Vale do Capão, Mucugê e Igatu), fomos para a Chapada Sul, mais especificamente para Ibicoara, para fotografarmos a Cachoeira do Buracão e da Fumaça, entre outras. E ambas ficaram entre nossas cachoeiras preferidas do Brasil. Mas atenção: conhecer a cachoeira da Fumaça requer muita disposição: são 8 horas de caminhada árdua sobre pedras enormes no leito do rio. Mas vale muito a pena, pois a cachoeira fica escondida dentro de um grande cânion e o esforço é recompensado com um banho gelado na piscina natural que se forma entre os paredões.

Marimbus - pequeno pantanal - Lençóis

Já na estrada, rumando para o Jalapão/TO, lembramos que o Parque Nacional da Chapada Diamantina foi criado na década de 80, e atua até os dias atuais como um grande protetor das belezas naturais da região. O planeta agradece! E nós também!!!

Gruta da Pratinha - mergulhos nas águas cristalinas da caverna

Dicas da Chapada

Melhor hotel/pousada:

Hotel de Lençóis / Lençóis / BA #hoteldelencois

www.hoteldelencois.com

Melhor época:

o ano todo

Melhor lugar para comer:

Restaurante Roda D’Água Gourmet / Lençóis,

Cozinha Aberta / Lençóis

e Restaurante da Dona Nena / Mucugê


NEWSLETTER

Inscreva-se para receber novidades do Um Mundo de Fotos

  • Grey Instagram Icon

Ita Kirsch e Bala Blauth,

 gaúchos de Novo Hamburgo 

fotografamos natureza, paisagens e populações tradicionais.  Juntos criamos UM MUNDO DE FOTOS, temos 5 livros, e organizamos expedições, cursos e workshops.

Conheça nossa história

BUSCAR NO SITE
 
LEIA TAMBÉM : 
 
GOSTOU? COMENTE : 
bottom of page