top of page

Expedição

 

Conheça o Projeto

Ao tomarmos a decisão de realizar esse projeto, ficamos com a certeza que vivenciaremos uma grande aventura, e que voltaremos melhor do que fomos: não só pelo grande acervo fotográfico agregado às nossas memórias, mas também pelas vivências compartilhas pelo caminho, as alegrias, dificuldades e principalmente pelo autoconhecimento adquirido no dia a dia da expedição. Mas porque toda essa busca? Porque tantas caminhadas, isolamento e contemplação com esforço físico para fotografar cenários que mexem com nossos sentidos? Será somente pela imagem? Com certeza a resposta é não... queremos mergulhar nesses santuários naturais, nadar nas energias das águas, beber cada instante, para voltarmos então com a alma lavada.

“Qual das minhas fotografias é a minha favorita? Aquela que farei amanhã” (Imogen Cunningham)

Criança com barco - Rio Negro, AM

Menino e barco - Rio Negro, AM

Dia 04 de maio iniciaremos oficialmente o Projeto ÁGUAS: uma exploração documental das águas brasileiras nas suas mais diferentes formas. A água circula infinitamente na superfície, no subsolo e na atmosfera. Em toda a sua diversidade, a água é o sangue vital da terra. A água, em suas muitas formas, afeta o clima, esculpe paisagens e garante a sobrevivência dos seres vivos da Terra. A água é parte integrante de muitos mitos e religiões e é essencial para a vida. Sem água - essa substância incolor e inodora, essa molécula simples formada por dois átomos de hidrogênio e um de oxigênio- não poderia haver plantas, animais ou seres humanos, nem mesmo organismo microscópicos.

Mas essa substância essencial, presente em abundância no Brasil, é muito mais frágil do que parece. Pois, embora a quantidade de água que compõe a hidrosfera seja mais ou menos constante, isso não significa que ela seja indestrutível - nem que a pureza e a estabilidade do seu ciclo dinâmico sejam garantidas.

Falando em números no Brasil: temos 55 mil quilômetros de rios navegáveis, cerca de 23 mil lagos, lagoas, açudes e represas, e mais de 100 trilhões de metros cúbicos de águas no nosso subsolo, ou seja, 12% do total de água doce disponível no mundo.

Somos uma potência aquática? Sim... mas muito mal distribuída para a população.

Desejamos, com esse projeto, resgatar o tema “água” através da fotografia, com o mínimo de interferência. E oferecer a simples e ao mesmo tempo complexa ideia de redescobrir, através de nossas lentes, a dimensão e a importância desse tema.

Parque Nacional da Foz do Iguaçu, PR

O PROJETO:

Etapa 1: viajar durante 5 meses pelo Brasil para documentar nossa águas / Expedição realizada com recursos próprios

Etapa 2: edição de imagens com curadoria de Fernando Schmitt e produção de um livro de fotografias / recursos via Lei Rouanet

Etapa 3: Exposição fotográfica itinerante / ainda em captação de recursos

Etapa 4: lançamento do livro e da exposição, oficinas de fotografia nas escolas, distribuição de livros para bibliotecas estaduais e municipais.

PATROCÍNIO:

O Projeto Águas tem patrocínio via Lei Rouanet para a produção do livro, através das parcerias com as empresas GEA, CORSAN, BOTTERO, TFL, FCC, TIPLER e BOX PRINT.

ROTEIRO DA EXPEDIÇÃO:

De sul a norte, de oeste a leste, lá vamos nós cruzar novamente o Brasil. O roteiro já está pré-definido, mas quem nos conhece sabe que podemos alterar o percurso a todo instante. Tudo depende das dicas que a gente vai recendo pelo caminho. Pelo mapa podemos ter uma noção da viagem que realizares, passando por Parques Nacionais, Reservas, APAS, santuários naturais, vilarejos, cidades etc.

QUEM SOMOS:

BALA BLAUTH – 54 anos, é fotógrafa e produtora cultural que está sempre em busca da realização de projetos e adora cair na estrada em grandes roteiros cheios de aventura. Já percorreu parte do mundo, visitando parques, florestas, chapadas, praias e montanhas atrás de seus objetivos.

ITA KIRSCH – 61 anos, fotógrafo e amante da natureza, incansável na procura das imagens que povoam seus sonhos para poder compartilhá-las com o mundo. Autodidata, vê a fotografia como um instrumento de auto conhecimento e realização e a usa para poder expressar o que jamais conseguiria através das palavras.


NEWSLETTER

Inscreva-se para receber novidades do Um Mundo de Fotos

  • Grey Instagram Icon

Ita Kirsch e Bala Blauth,

 gaúchos de Novo Hamburgo 

fotografamos natureza, paisagens e populações tradicionais.  Juntos criamos UM MUNDO DE FOTOS, temos 5 livros, e organizamos expedições, cursos e workshops.

Conheça nossa história

BUSCAR NO SITE
 
LEIA TAMBÉM : 
 
GOSTOU? COMENTE : 
bottom of page